Boletim da CMLP destaca a medicina na era da globalização

 
Já encontra-se disponível nos sites da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), nova edição do Boletim Informativo dos países lusófonos. Os desafios profissionais para a Medicina na Era da Globalização é tema central da publicação assim como será no IX Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa, que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, em Moçambique. 
 
Em artigo publicado no Boletim, o presidente do CFM e da CMLP, Carlos Vital, esclareceu os impactos da globalização para a saúde. Na publicação, ele reforça a necessidade dos governos entenderem a saúde como conquista social merecedora de atenção prioritária. No entendimento do presidente, a saúde precisa do entendimento que se passou a ter em relação ao meio ambiente.
 
“O que ocorre com a saúde vai na contramão do entendimento sobre outras áreas, como o meio ambiente que, nas últimas décadas, passou a ser visto como uma causa a ser defendida em escala global, a partir da constatação elementar de que o ser humano vive em um único planeta e sua sobrevivência depende da preservação desse espaço”, diz o dirigente.
 
As comemorações de sucesso dos Congressos Médicos realizados em Cabo Verde também foram tratadas na publicação. A programação iniciada em Novembro de 2017, teve seu auge em Janeiro deste ano quando ocorreram o III Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos e o VIII Congresso Médico Nacional, os eventos receberam médicos lusófonos de todo o mundo e serviram para fortalecer os laços que unem os nove países integrantes da CMLP.
 
O boletim traz ainda os resultados da premiação que reconheceu o médico português João de Deus como uma das personalidades mais influentes na área da saúde em nível mundial. O médico ficou surpreso com a premiação e parabenizou toda a equipe de trabalho.
 
“É o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos na Associação Europeia dos Médicos Hospitalares, um trabalho de uma excelente equipe com grande empenhamento dos colegas do departamento internacional”. 
 
O boletim pode ser acessado na íntegra no site da CMLP e também no Portal Médico: http://portal.cfm.org.br/