Já está disponível nos sites do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), a segunda edição de 2017 do Boletim informativo dessa entidade. A comemoração dos 20 anos da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos (OMC) foi tema central. Para celebração dessa data, foram realizadas, durante 90 dias, atividades nos âmbitos científico, social e cultural.
O presidente do CFM e da CMLP, Carlos Vital, celebrou os feitos positivos dos países membros da entidade. Em sua mensagem, ele comentou de forma específica sobre a união de esforços de vários segmentos da sociedade cabo verdiana, inclusive os médicos, para prevenir e combater a malária na região.
“A situação vivenciada por Cabo Verde demonstra que ainda é possível juntar esforços de diferentes segmentos, sob a coordenação dos médicos, para que a população conte com os serviços de saúde necessários para atingir um melhor nível de qualidade de vida e desenvolvimento humano”.
A comemoração dos 60 anos do CFM também foi tratada na publicação. Em solenidade, realizada em dezembro, cinco médicos foram homenageados com a entrega de uma comenda por conta de suas trajetórias profissionais, acadêmicas e pessoais.
O boletim traz ainda os resultados da 1ª Missão Visão Guiné, projeto realizado desde 2010 que visa dar assistência oftalmológica a pessoas carentes e promover a cooperação e o desenvolvimento da oftalmologia naquele País. A situação médica de outros países membros do CMLP, como Portugal, Angola e Moçambique também estão presentes no periódico.
Também tem destaque para os leitores texto que fala sobre a Associação de Médicos Luso-Venezuelanos, que publicou um panorama a respeito da situação do sistema de saúde na Venezuela. Clique ao lado para leitura e download da integra do BOLETIM CMLP JAN 5.