Acaba de ser lançada mais uma edição do boletim informativo da Comunidade Médica dos Países de Língua Portuguesa (CMLP). O informe tem como tema principal o futuro da saúde, com base em discussões realizadas na Guiné-Bissau em maio.
O boletim apresenta artigos de representantes dos países integrantes da CMLP que participaram dos debates no congresso. Em nome do presidente da Guiné-Bissau, o vice-primeiro-ministro do país, Soares Sambu, destacou a importância da melhoria nas condições de vida em tempos difíceis que a pandemia nos trouxe e impôs.
O secretário permanente da CMLP (2016-2022), José Manuel Pavão, nas conclusões sobre as discussões e reflexões proporcionadas pelo 10º Congresso da CMLP, ressaltou o enorme sucesso do evento, o importante acompanhamento que a instituição dará sobre a criação de uma Ordem dos Médicos em Timor-Leste e a promoção de uma área de formação por webinários no seio da comunidade.
Saúde pós-pandemia – Representando o Brasil, o artigo de autoria do presidente da CMLP e vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Jeancarlo Fernandes Cavalcante, enfatizou a urgência da superação das diferenças nos territórios que integram essa Comunidade, especialmente nos campos social e de desenvolvimento científico e tecnológico no mundo pós-pandemia de covid-19. Citou ainda as contribuições dos eventos de bioética realizados pelo CFM em junho.
Confira AQUI a íntegra do Boletim Informativo da CMLP.