Cooperação entre países de língua portuguesa é discutida em novo encontro

O esforço conjunto das entidades para melhoria e promoção da especialização médica foi defendido no encontro pelo presidente da CMLP, Jeancarlo Fernandes Cavalcante.

Representantes da Comunidade Médica dos Países de Língua Portuguesa (CMLP) estiveram reunidos nesta quarta-feira (11), com o diretor de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Manuel Clarote Lapão. O encontro foi realizado na sede da CPLP, em Lisboa (Portugal).

O objetivo da visita foi “apresentar a CMLP à CPLP e identificar programas de cooperação que já existem na Comissão dos Países que podem ser mantidos pela Comunidade Médica”, explicou o presidente da CMLP e 1º vice-presidente do CFM, Jeancarlo Cavalcante. Segundo o diretor, “foi uma reunião de cortesia em que também foram para avaliados os projetos já existentes e de que forma a comunidade médica poderá ser inserida”, observou o conselheiro.

Além do presidente da CMLP, a comitiva foi integrada pelo presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo, e pelo vice-Corregedor do Conselho, Alexandre Menezes Rodrigues. O presidente do CFM falou sobre as dificuldades políticas no Brasil e colocou o CFM à disposição da CMLP e da CPLP nas questões relacionadas à saúde pública.

Apoio à especialização médica – O encontro abordou ainda outros assuntos relacionados à saúde e formação médica. O presidente da CMLP, Jeancarlo Cavalcante, avaliou e parabenizou as lideranças da Comunidade de Países pelos programas de segurança alimentar que a entidade promove nos países africanos de língua portuguesa e também se comprometeu a uma atuação conjunta das entidades para o avanço em projetos para melhoria e promoção da especialização médica nos países mais fragilizados pela pobreza na África, mais especificamente São Tomé e Príncipe.

Representando os médicos de Portugal, participaram da reunião o secretário permanente da CMLP e Ordem dos Médicos do país europeu, Francisco Pavão; e também o presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Portugal, José Manuel Pavão.

Além desses, o encontro contou com a presença da bastonária da Ordem dos Médicos e do chefe do Secretariado da Ordem dos Médicos de Angola, do bastonário da Ordem dos Médicos Cabo Verde, do representante da Bastonária da Ordem dos Médicos da Guiné-Bissau, de representantes da Ordem dos Médicos e da Associação Médica de Moçambique e da Ordem dos Médicos São Tomé e Príncipe.

Assista AQUI a um vídeo com imagens do encontro.