Novo boletim da CMLP destaca avanços na cooperação entre países lusófonos

 

“A CMLP tem a função catalisadora de ações de cooperação entre os países de língua portuguesa que sejam efetivas para solucionar problemas crônicos, em especial, a formação de especialistas e as condições para que isso aconteça”, destaca Jeancarlo Cavalcante, 1º vice-presidente do Conselho Federal de MEdicina (CFM) e presidente da CMLP.

Publicado neste mês, o boletim destaca a realização do XI Congresso da CMLP, em São Tomé e Príncipe, nos dias 4 e 5 de maio. sob o tema central Oncologia no Espaço Lusófono. Além desse, a publicação eletrônica trata sobre outros encontros realizados neste ano, como reuniões com a Ordem dos Médicos de Angola e de Moçambique, Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o ministro da Saúde, Assembleia da República e a Ordem dos Médicos, todos de Portugal;  além de uma parceria de entendimento e colaboração firmada com a Rede Académica das Ciências da Saúde (RACS), que tem como missão “promover a formação e a cooperação científica, na área das ciências da saúde, entre instituições de ensino superior e centros de investigação de países e comunidades de língua portuguesa”.

“Ao longo desses meses, a CMLP manteve uma enorme atividade, a qual este boletim deixa registrada e informa. É nosso objetivo promover as boas e próximas relações entre os países irmãos e sobretudo pautar pela promoção de uma medicina de qualidade, da cultura científica e médica, defender os legítimos interesses dos médicos e, acima de tudo, ter em atenção os nossos doentes e a saúde das nossas populações”, afirma Francisco Pavão, secretário permanente da CMLP.

Saiba mais sobre o trabalho da Comunidade Médica de Língua Portuguesa acessando abaixo a íntegra do boletim.